Espiritualidade

Assim como o amor, que já conversamos, espiritualidade é uma palavra polissêmica. Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa “algo que tem muitos significados”.

Antes então de mergulhar na da questão da espiritualidade, vamos ver um vídeo sobre valores.  O professor Leandro Karnal, promove na palestra a seguir uma coisa que é da especialidade do Historiador: Localizar onde nós estamos, de onde nos falamos; qual é o ponto que nos afeta o nosso momento. Torna-se então, fundamental que tenhamos uma visão do todo antes de falar de algo tão polissêmico.

Karnal irá falar sobre muito sobre os valores do  “Mundo Líquido”,  metáfora elaborada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman para interpretar todas as angústias, transformações e características do mundo que vivemos atualmente.

Uma das características do mundo líquido é que o “aqui e agora” não junta mais corpo e alma. Isso significa que não temos mais consciência e presença física em mesmo momento. Temos um mundo intermediado pela tecnologia. Um mundo que cada vez mais depende dessa tecnologia. E a liquidez da vida ATINGE TODOS OS VALORES.

Tudo isso impacta na visão da saúde e doença, na abordagem psicossomática e também na questão da espiritualidade.

 

O que é espiritualidade – conceito geral – Sérgio Cortella.

Jung e Espiritualidade

Leonardo Boff comenta sobre a Espiritualidade na Psicologia Junguiana, não só expondo conceitos mas também sensivelmente os trazendo para contemporaneidade.

Espiritualidade  (Maurício Sant Ana)

Espiritualidade é uma palavra polissêmica sim. Cada momento um significado. Isso sempre será assim, é natural. Igual a argila. Com uma porção de argila, eu posso fazer um monte de peças diferentes. Caneca, panela, jarro, bonecos. Mas só irei moldar bem as coisas conforme o aprendizado de técnicas vindo das pessoas que conseguem passar a ideia da conexão da minha pessoa com a arte de moldar fisicamente os pensamentos. Da mesma forma, também se molda a espiritualidade.

Recomendo agora, assistir o vídeo abaixo pensando no que acabei de falar acima.
Assim vamos moldando o nosso conceito de espiritualidade:

 

Perguntas (Com base em Zygmunt Bauman )

1) Na sua opinião: que é espiritualidade?
2) O que é espiritualidade no “mundo líquido” ?
3) Compare as duas respostas acima. O seu significado sobre espiritualidade é do mundo líquido ou do mundo sólido?
4) Se temos dois mundos (líquido e sólido) a doença/saúde precisam ser interpretadas de duas formas diferentes?
5)Uma pessoa que vive sintomas do mundo líquido pode ser diagnosticada com base em um conhecimento constituído em um mundo sólido?
6) Como a espiritualidade (líquida e sólida) podem contribuir positivamente na cura de doenças e na promoção da saúde?
7) A espiritualidade pode ser considerada uma nova abordagem psicossomática? Ou seja, além da mente, corpo e ambiente, podemos considerar a espiritualidade como uma dimensão impactante?

 

Voltar para página principal – Psicossomática